quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Contradições !!!


Muitos criticos tem afirmado que as escrituras não passa de um livro cheio de contradições, mas o interessante por partes desses é que suas afirmações não tem fundamentos solidos, porém suas afirmações categóricas tem causado, ou pelo menos gerado grande duvidas sobre muitos cristãos a respeito da biblia. Com isto não queremos dizer que estamos preocupado com os hereges e suas heresias, mas sim, pretendemos fortalecer a todos nossos irmãos que não tem um conhecimento sobre alguns textos que aparentemente se contradizem.


Neste texto pretendemos oferecer 3 respostas para três perguntas comuns que encontramos no nosso dia-dia.


PERGUNTAS E RESPOSTAS DO A.T.

1) Baseando-se em Gn 4.1-15 quem seria os outros habitantes da terra que haveria de encontrar-se com Caim, já que no VRS 1 e 2 nos é relatado somente Adão, Eva, Caim e Abel?


A primeira coisa que precisamos entender é que estamos diante de uma história, e toda historia é relatada por eventos (clímax) e não por dias e anos contínuos (minúcias continuas). A grande prova disto esta entre o cap. 3.23-24 e o cap. 4.1. No cap. 3 Deus manda Adão embora do Éden e já no cap. 4.1 Adão e Eva se relacionam e então Eva dá a luz a Caim. Mas é bem perceptível que entre o final de um capitulo e o inicio do outro muito tempo ou algum tempo razoavel se passou. Perceba que o historiador não se importa em contar como foi a reação de Adão, se ele chorou, como aconteceu, quanto tempo se passou, Mas percebemos que o que importa para o historiador não é a sucessão de eventos, mas o ápice da historia, e este não esta em torno das barrigadas de Eva, mas sim do homicídio de Caim. Portanto concluímos que Moises só registra o nascimento de Caim e Abel por causa do primeiro homicídio, ou seja, o seu interesse é dar ênfase ao acontecimento. Já que o interesse da historia é a ênfase, imagine quantos filhos Adão e Eva tiveram neste período de tempo obscuro implícito antes de Caim e Abel.

2) Quem foi a mulher de Caim?


Esta é mais uma grande evidência de que no período obscuro Adão teve outros filhos e filhas com Eva. Partindo do verdadeiro pressuposto que todos nós somos descendentes de Adão, concluímos que a esposa de Caim era uma das filhas de Adão e Eva, portanto sua irmã. Ao concluímos com esta afirmação é necessário lembrar-mos que ate o presente momento não havia nenhum problema quanto ao casamento entre irmão e irmã, pois a antiga ordem era crescer e multiplicar Gn 1.28.

3) Sistematizando sobre a imutabilidade de Deus encontrada em Nm 23.19 que diz que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa, e Tg 1.17 que diz que em Deus não pode haver variação nem sombra de mudança, Perguntamos o que aconteceu em 2Rs 20.1-4, onde em primeira vista entendemos que por causa da atitude de Ezequias Deus muda seu plano antes imposto.

A primeira coisa que precisamos é que estamos diante de uma historia que relata uma profecia bíblica, e para começarmos a precisamos entender é que toda profecia bíblica tem três finalidade;
Primeiro, estabelecer juízo;
Segundo, provocar arrependimento;
Terceiro, apresentar o Eskaton (ultimas coisas).


Quando Deus envia seus profetas com uma mensagem tal, essa mensagem irá produzir aquilo para qual ele foi enviada, independente do conteúdo dela, pois o conteúdo só é para promover o propósito. Se ela foi enviada para estabelecer juízo, o juízo acontecerá; se ela for enviada para promover arrependimento, o arrependimento acontecerá. Devemos lembrar que a finalidade da profecia é somente conhecida por Deus, mas o resulto dela é visto por todos os homens.

No livro de Isaias Cap. 30, 31 vemos que a confiança de Ezequias diante da ameaça de senaqueribe não estava em Deus, mas estava diante do Egito, no vs 2 e 4 do Cap. 30 Isaias nos informa que contra a vontade de Deus Ezequias já havia até enviado lideres ao Egito para buscar proteção e refugio no poder de Faraó; No Cap. 31:1-2 nos diz eles confiavam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavalheiros,mas não olhavam para o Santo de Israel, nem buscavam a ajuda que vem do Senhor. Porem no cap. 31: 5-9 Isaias profetiza que a Assíria seria destruída pelo Senhor e não por homens, o grande acontecimento relatado em 2 Rs 19.35-36. Então nos parece que após perceber que o Egito não lhe serviria de nada ele busca ao Deus de Israel (2 Rs 19). Após o Senhor cumprir a primeira profecia de destruir os planos da Assíria, Ele cumpre a segunda profecia, de produzir arrependimento em Ezequias (Is 38.2-3), isto sim é o que Ele aprovava.

Então vemos que a profecia produziu em Ezequias aquilo para o qual ela foi enviada, arrependimento.
Com isto concluímos que, Deus não mudou de atitude, pelo contrario sua atitude foi concretizada pelo propósito de sua mensagem.

Façam aqui seus comentários.

Nenhum comentário: