quinta-feira, 14 de junho de 2012


VESTIMENTA CRISTÃ
(Este texto é destinado a todos aqueles que desejam glorificar a Deus com aquilo que vestem).



Sem sombras de dúvidas o vestuário cristão é um assunto que tem sido alvo de pouca reflexão no seio da igreja Brasileira contemporânea. O resultado disso é que perdeu-se um referencial de modéstia cristã no meio da igreja. Não sabemos mais o que convém e o que não convém. Não sabemos mais o que agrada a Deus e o que não o agrada. E por não sabermos mais sobre isso, o que vemos em nossas igrejas nos dias atuais são irmãos e irmãs vestidos com todas as formas possíveis de roupas. Algumas bem coladas, outras bem reduzidas, outras bem sensuais, e por ai vai. Diante desse cenário que se apresenta, eis uma pergunta que não pode mais ficar sem resposta no seio da igreja contemporânea: "O que a Bíblia nos ensina sobre o vestuário cristão?".

Acredito que, a coisa mais importante a respeito desse quesito, de ser relembrada por todo cristão é que, não somos mais de nós mesmos. Não pertencemos mais a nós mesmos. Fomos comprados por alto preço (1 Cor 6.19). Este ensino de Paulo nos é importante porque ele nos conduz ao fato de, não termos mais o direito de fazermos aquilo que quisermos com nossos corpos, não termos mais o direito de vestirmos aquilo que quisermos em nossos corpos. O que Paulo esta nos dizendo é que nossos corpos, na verdade não são mais nossos, eles pertencem a Cristo. Cristo nos comprou para si. Em outras palavras, o que Paulo esta nos dizendo é que, Cristo é o dono de nossos corpos, e como dono que ele é, ele deseja que usemos esse corpo de forma que glorifique a ele, seu verdadeiro dono. Vejamos por exemplo o que Paulo continua nos ensinando no verso seguinte: “Portanto, glorifiquem a Deus com seus próprios corpo” (1 Cor. 6.20).

Portanto, um de nossos desafios como cristãos tementes a Deus que somos, é nos vestirmos de forma que nossas roupas em nossos corpos resultem em glórias a Cristo. Nossas vestes precisam resultar em glórias a Ele. Isto quer dizer que a vontade de Deus para nós é que, retiremos de nossos guarda-roupas todos os tipos de roupas coladas demais, reduzidas e parciais, pois elas haverão apenas de resultar em glórias ao mundo e a carne. Roupas desse feito, em nada haverão de resultar em glorias a Cristo. Roupas desse feitio servem para três objetivos comuns: Ressaltar a sensualidade do corpo de um homem e de uma mulher; Torná-lo objeto de desejo alheio; E, para contribuir com a imoralidade sexual, lascívia, adultério, e outras, tão comum em nos dias hodiernos.

Por isso, uma roupa que não resulte em glórias a Ele é uma roupa que não deve ser vestida por uma pessoa que tenha nascido em Cristo Jesus. Decida hoje mesmo glorificar a Cristo com aquilo que você haverá de vesti logo mais. Diga não as roupas que haverão de ressaltar sua sensualidade corporal, e Deus em Cristo certamente haverá de ser glorificado com isso.

Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais quaisquer outra coisa, façais tudo para glória de Deus (1 Cor 10.31).


SOLI DEO GLORI!

Nenhum comentário: